O eucalipto tratado vem se destacando como uma opção sustentável e versátil no setor da construção civil. Com a crescente preocupação ambiental e a busca por materiais renováveis, o eucalipto tem se popularizado cada vez mais. Só que não é qualquer peça de eucalipto, mas sim os provenientes de reflorestamento e submetidos a processos de tratamento industrializado. Suas excelentes características físicas e mecânicas, aliadas à durabilidade adquirida por meio do tratamento químico, fazem desta madeira uma escolha atrativa para uma variedade de aplicações estruturais como pilares, vigas e caibros.
Outra madeira que desponta como uma solução sustentável e versátil na indústria madeireira é o Pinus tratado. Possui uma ampla aplicabilidade, desde tábuas para deck até telhas, forros e assoalhos. A madeira oferece uma alternativa confiável e durável para uma variedade de necessidades construtivas e decorativas.
Na Venturoli, o processo de produção do eucalipto e pinus tratado começa em nossas florestas. As árvores que colhemos são de replantio, reduzindo bastante o impacto ambiental. Após a colheita, secagem e beneficiamento, a madeira é submetida ao tratamento químico realizado na unidade industrial chamada Usina de Preservação de Madeiras, essa etapa do processo é responsável por dar a resistência ao ataque de agentes biológicos, como fungos apodrecedores e insetos (brocas e cupins).
Depois da etapa do beneficiamento a madeira é submetida ao tratamento que, de forma simplificada, segue as seguintes etapas:
Caso as peças tenham função estrutural e/ou venham a ser usadas em contato com o solo, adotamos um tratamento específico, para maior durabilidade da madeira.
O resultado final é a transformação de uma matéria prima que anteriormente era vulnerável ao ataque de agentes biológicos, em um produto de longa durabilidade e resistência.